terça-feira, 20 de setembro de 2011

exercicios para estudo sobre forças de atrito

alunos do João Firmino:

os exercícios a seguir referem-se ao conteúdo estudado sobre forças de atrito. Lembre-se que a resolução dos exercícios ajudarão bastante na preparação para a prova. Recomendo que, no ato da resolução, façam os diagramas de forças o que ajudará bastante no entendimento de cada situação. Entre parênteses, no final de cada exercício, consta a resposta esperada. Mais importante do que chegar na resposta, é entender os caminhos que levam à ela. Caso queiram um feedback fora do horário de aula, peço que comentem a postagem que assim que possível responderei. Qualquer dúvida me coloco à disposição para ajudá-los. Abraços e bons estudos.


09FAT-   Um bloco de peso 600 N está em repouso, apoiado sobre uma superfície horizontal áspera, com a qual possui um coeficiente de atrito m = 0,20. Quanto vale a força de atrito exercida pela superfície sobre o bloco. (120 N)
10FAT-  Um armário de peso 50 N está sendo empurrado por uma força de 10 N e não se move.

            a) Faça o diagrama mostrando todas as forças que atuam no armário.
            b) Quanto vale a força de atrito exercida pelo chão sobre o ele? (fat =10 N)
11FAT-   Uma caixa de peso100 N está em repouso no chão, com o qual apresenta um coeficiente de atrito estático igual a 0,60 . Se empurrarmos horizontalmente com uma força de 50 N qual será o valor da força de atrito. (50 N)
15FAT-   (ITA - SP) Uma composição Ferroviária com massa total de 100 toneladas corre com a velocidade de 20 m/s sobre trilhos retos e horizontais. Pressentindo um perigo iminente, o maquinista freia bruscamente, travando todas as rodas da composição. Assim fazendo, o trem pára num intervalo de 100 m. Nessa situação, determine o coeficiente e atrito dinâmico entre as rodas e os trilhos. (µ = 0,2)
16FAT-   (FAAP-SP) Um bloco com P = 100 N encontra-se em repouso apoiado sobre um plano horizontal. Calcule a força de atrito que age no bloco quando se aplica ao mesmo uma força horizontal de intensidade F = 20 N. O coeficiente de atrito entre as superfícies em contato é m = 0,30. (20N)

Um comentário: